A sociedade, a educação e os indivíduos...
[...] cada sociedade, considerada num momento determinado do seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como força geralmente irresistível. É inútil pensarmos que podemos criar os nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais temos que nos conformar, se os infringirmos, eles vingam- se em nossos filhos. Este, uma vez adultos, não se encontrarão em condições de viver no meio dos seus contemporâneos, com os quais não estão em harmonia. Quer tenham sido criados com idéias muito arcaicas ou muito prematuras, não importa, tanto num caso como noutro, não são do seu tempo e, por conseguinte, não estão em condições de vida normal.
Há pois, em cada momento do tempo, um tipo regulador de educação de que não podemos desligar sem chocar com as vivas resistências que reprimem as veleidades das dissidências.
A força da sociedade está justamente na herança passada por intermédio da educação às gerações futuras.Essa herança são os costumes, as normas. e os valores que nossos pais e antepassados deixaram.
Émile Durkheim: Educação e sociologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.