terça-feira, 7 de julho de 2015

Colombo realiza 13ª Conferência Municipal de Saúde... Conselho de Saúde x Fernando Aguilera x Helder Lazarotto...


Evento, aberto ao público, discutirá sobre a “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Cidadão”

            Acontece nos dias 9 e 10 de julho, a 13ª Conferência Municipal de Saúde, para debater sobre o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Cidadão”. O encontro, que será realizado no auditório da Regional Maracanã, também irá nomear os conselheiros para compor o conselho municipal de saúde.

            Entre os principais objetivos da conferência estão: à formulação de diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde que deverão compor o plano municipal e o plano plurianual (PPA); avaliar e discutir diretrizes da política para o setor de saúde; além, de discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde.

     


Para o secretário de Saúde, Fernando Aguilera nesta edição, o espaço visa proporcionar um local democrático para a construção das políticas de saúde, pois é um local onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. “A conferência de saúde, é mais que um instrumento legal de participação popular, significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde”, ressalta o secretário da pasta.
            
 Durante o evento, representantes da sociedade civil, pessoas interessadas nas questões relativas à saúde e a qualidade de vida se reunirão para decidir o que a comunidade recomenda aos gestores do SUS e às esferas de governo sobre a política de saúde.
   O evento será aberto aos profissionais de saúde, sociedade civil organizada, associações de bairros, ONGs e toda a população...

Com a palavra o Conselho de Saúde e O Secretário de Saúde....
Nos próximos dias 09 e 10... acontece a Conferência de saúde de Colombo... onde serão discutidas as propostas pra a saúde do município para os próximos anos... a abertura será no dia 09.. até ai tudo normal... acontece que segundo fontes do próprio conselho de saúde de Colombo... que é quem organiza a conferência... como é de praxe ... o conselho entendeu que deveria convidar o Diretor da 2 regional de saúde do Paraná.... Sr. Helder Lazarotto... que por sinal já foi Secretário de Saúde de Colombo por três vezes e é considerado por muitos o melhor Secretário de Saúde que Colombo já teve na historia.
Mas segundo informações de membros do conselho de saúde de Colombo... o nome foi VETADO pela Prefeita Beti Pavin... alegando ao dirigentes do Conselho " Motivos Políticos"... agora fica a questão?
Da total falta de ética do Conselho por aceitar essa imposição... já que o conselho é para ser um orgão independente da Prefeitura...já que O Diretor é responsável por 29 municípios (inclusive Colombo)... e reconhecidamente muito querido por toda a saúde do município e deveria ser motivo de orgulho para a administração do município ter um Colombense em um cargo de alto escalão da saúde no estado e não motivo para se agarrar a picuinhas politicas como desculpa.
Será que a Prefeita está com receio de um possível confronto nas urnas no próximo ano... pois Helder Lazarotto... tem sido cogitado como candidato a Prefeito em 2016... se isso for verdade só demonstra a preocupação da atual gestão..



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.